//Alimentação escolar

Alimentação escolar

A faixa etária escolar compreende crianças de sete a dez anos de idade. Esse período caracteriza-se por maior atividade física e ritmo de crescimento acelerado, com ganho mais acentuado de peso próximo ao estirão da adolescência.

A alimentação saudável pressupõe ingestão suficiente de nutrientes para que crianças consigam atingir o crescimento e desenvolvimento normais, assim como a prevenção de doenças relacionadas com alimentação. As doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares são responsáveis por altas taxas de morbi-mortalidade no mundo todo.

Os escolares que adotarem hábitos alimentares adequados e estilo de vida saudável, terão melhor qualidade de vida na fase adulta. Existe uma grande preocupação dos pais em relação à alimentação de seus filhos e principalmente à dificuldade na hora de escolher o lanche escolar, pois o lanche mais saudável nem sempre é o que agrada a criança. Para ajudar a escolher um lanche gostoso, saudável e prático, aí vão algumas dicas:


– Fazer as compras com antecedência e planejar o lanche com as crianças;
– Evitar a monotonia de opções. Procure variar o máximo as opções de lanches;
– Sempre coloque 1 fruta na lancheira. Mas deixe que a criança participe da escolha da fruta;
– Se o lanche for biscoito ou bolachas, não colocar na lancheira o pacote inteiro. Apenas 5 unidades;
– Coloque sempre uma garrafinha de água na mochila;
– Achocolatados possuem muita gordura e açúcar, devem ser consumidos eventualmente (1 a 2 vezes por semana);
– Negociar os alimentos mais nutritivos com os menos nutritivos;
– Usar um dia da semana livre e pedir sugestão de lanche de seu filho;
– Em dias muito quentes, evitar levar iogurtes, lanches com queijos e frios ou produtos que necessitam de refrigeração, exceto se a lancheira for térmica.
– Congele a caixinha de suco antes de colocá-la na lancheira, para manter a bebida fria.

Exemplos de lanches:

Opção 1:
– Bisnaguinhas integrais com geléia, mel, salsicha de frango (cachorrinho), doce de leite light, queijo cottage ou patê de peito de peru + 1 caixinha de achocolatado + 1 maçã.
Opção 2:
– Cookies integrais ou biscoitos de aveia e mel ou biscoitos de arroz ou biscoitos cream cracker + 1 caixinha de suco de soja + 1 banana.

Opção 3:
– Torradas integrais com geléia + 1 caixinha de suco natural + 1 pêra.
Opção 4:
– Bolo de cenoura, milho ou laranja ou aveia ou cuca integral + 1 caixinha de água de coco + 1 fruta.
Opção 5:
– Barra de cereal + 1 fruta + 1 Yakult.
Opção 6:
– Pastéis de forno com salsicha de frango, atum sem óleo ou queijo minas + 1 caixinha de suco de frutas + 1 fruta.
Opção 7:
– Pizza de fritadeira ou pão sírio com queijo mussarela e peito de peru ou ricota e atum sem óleo + 1 caixinha de suco de frutas + 1 fruta.
Opção 8:
– Sanduíche de pão integral com requeijão light, blanquet de peru e queijo minas + 1 caixinha de suco de soja + 1 fruta.
Opção 9:
– Palitos Plic-Plac integral + 1 caixinha de água de coco + 1 fruta.
Opção 10: 
– Flocos de arroz (sucrilhos) ou granola + 1 iogurte + 1 fruta.

Fonte: http://sonutricao.com.br

2018-05-30T20:56:09+00:00 maio 30th, 2018|Dicas Nutricionais|0 Comentários

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